QUEM SOMOS


 

O projeto Matumbé faz parte do Núcleo Ballet da Barra e da Cia Ballet da Barra, onde os coordenadores e professores perceberam a necessidade de criar projetos voltados para a cultura popular em especial para a de matrizes negras na zona leste, a segunda zona mais populosa da cidade de Manaus,buscando promover e possibilitar a sensibilização de crianças, jovens e adultos para a importância da cultura do negro no Amazonas e no Brasil.
 
 
A Cia Ballet da Barra foi criada em 1995 por iniciativa dos professores Marta Marti, Eliezer Rabelo e Flávio Soares com a proposta é educar atráves da dança, jovens da cidade de Manaus. Nestes anos de existência a Cia Ballet da Barra já contribuiu na formação artística e educacional de  vários bailarinos que hoje integram o Corpo de Dança do Amazonas, O Ballet Folclórico e grupos independentes da cidade.
 
 
A Cia Ballet da Barra é pioneira em Manaus ao utilizar a dança e atividades correlatas como arte-educação. Dedica-se à educação e reeducação de crianças e jovens em situação de risco social, visando, sobretudo promover à inclusão, a mobilidade e a visibilidade social, a consciência étnica de identidade e de cidadania. Vem desenvolvendo aulas de dança com matrizes afro-brasileiras e populares, oficinas, cursos e pesquisas coreográficas que culminam sempre em espetáculos de dança com temáticas de matrizes afro, ameríndia e afro-ameríndia, bem como palestras, vivências e espetáculos com temas relacionados à preservação ambiental, educação urbana e sanitária e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
 
 
 
 
Nosso Objetivo
Contribuir para a autoestima, cidadania e a formação de crianças e jovens em risco social oportunizando-as a conservação, proteção e vivência do extenso patrimônio cultural afro-brasileiro, enfatizando a presença do negro na formação étnica e cultural da Amazônia, possibilitando a formação de agentes multiplicadores garantindo posteriormente para os mesmos, o acesso e inclusão nas universidades e mercado de trabalho.
 

ESPETÁCULO BERIMBA BERIMBAU EM 2005

ESPETÁCULO MANAUS CABOCLA EM 2009
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário